17 de fevereiro de 2009

‘Viva la vida’, do Coldplay, foi o álbum mais vendido em 2008


Os roqueiros do AC/DC ficaram em segundo lugar com 'Black ice'. Lista tem ainda Duffy, Metallica, Amy Winehouse e Rihanna.

O mais recente trabalho do Coldplay foi o álbum mais vendido de 2008. A banda inglesa teve 6,8 milhões de cópias vendidas de “Viva la vida or death and all his friends”, segundo o IFPI, órgão que representa a indústria fonográfica no mundo todo.

Os roqueiros do AC/DC ficaram em segundo na lista dos mais vendidos com “Black ice”, 15º trabalho de estúdio da banda australiana.

A trilha sonora de “Mamma Mia! O filme”, com a atriz Meryl Strip, ficou na terceira posição.

Quatro dos 10 artistas da lista são britânicos, a exemplo da cantora Duffy, do País de Gales, que ficou em quarto com o álbum “Rockferry”. Ela foi também a artista nova que mais vendeu no ano passado.

Em quinto lugar ficou o Metallica com o disco “Death magnetic”.

Leona Lewis e Amy Winehouse ficaram em sexto e sétimo, respectivamente, com seus álbuns “Spirit” e “Back to black”.

A trilha do filme “High school musical 3: Senior year” foi a oitava mais vendida, enquanto “Tha Carter III”, do rapper Lil Wayne, ficou em nono.

O álbum “Good girl gone bad”, da cantora Rihanna, fecha o Top 10.


“Viva la vida” vendeu mais downloads do que qualquer outro álbum digital na história desde que foi lançado, em junho do ano passado.


Recentemente, o Coldplay ganhou três prêmios Grammy em Los Angeles, incluindo o de melhor álbum de rock. A banda foi indicada ainda em quatro categorias no Brit Awards, que acontece na próxima quarta-feira (18) no Reino Unido.

Fonte: G1

Nenhum comentário: